Conselho Tutelar de Três Coroas promove campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de menores

O Conselho Tutelar de Três Coroas intensificou seus trabalhos de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, através de uma série de ações que têm a finalidade de alertar, informar e prevenir esses crimes.

Tendo como referência o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o órgão confeccionou com o apoio da Prefeitura Municipal duas faixas que foram colocadas em locais estratégicos, 50 cartazes para serem fixados em espaços públicos e 4 mil réguas em papel para serem distribuídas entre os estudantes do município. Todo o material traz informações de acesso à denúncia para casos de violação de direito dos menores.

Além disso, no início de maio parte dos conselheiros tutelares fez uma visita à Escola Municipal Balduíno Robinson para esclarecer dúvidas e levar informações relevantes que deverão auxiliar as vítimas a identificar uma agressão, bem como incentivar a denúncia que pode ser realizada de forma absolutamente anônima.

Também participaram desta visita o prefeito Orlando Teixeira, seu vice, Eraldo Araújo, o secretário de Saúde e Assistência Social, Luiz Stuart Campos, e o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Jonas Fetter.

A ideia é criar uma agenda com a Secretaria de Educação e Cultura, para visitar as demais escolas e repetir a ação.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído através da Lei Federal nº. 9.970/2000. A data foi escolhida porque em dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo.

Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O Caso Araceli, como ficou conhecido, ocorreu há 45 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

O telefone do Conselho Tutelar de Três Coroas é 3546-1323. Denúncias também podem ser feitas através do Disque 100.