Expofeira mantem viva a história agrícola de Três Coroas

Para celebrar o Dia do Colono, a Prefeitura de Três Coroas realizou no último final de semana a 23ª Expofeira de Produtos Coloniais. Milhares de pessoas prestigiaram os dois dias de atividades, que contou com o melhor do que é produzido pelos agricultores do município.

Durante o evento foram comercializadas frutas, verduras, legumes, pães, cucas e embutidos, oriundos da agricultura familiar. Além disso, teve desfile de tratores e carretinhas, venda de artesanato local, máquinas e equipamentos agrícolas, assim como o tradicional café da manhã colonial e almoço típico e diversos shows musicais.

Um dos espaços mais visitados foi onde estavam expostos os animais. Havia gado bovino, ovelhas, cabras, pássaros, aves e coelhos. Também foram expostas ferramentas antigas fabricadas e utilizadas por colonos.

Para a aposentada Terezinha Zimmer, de 62 anos, os objetos trouxeram a tona lembranças da infância. “Fui criada na roça e trabalhei de tamanquinho na geada. Meu pai utilizava ferramentas como estas expostas. Ele mesmo fazia as suas ferramentas. Mais tarde deixei a colônia e vim para a cidade trabalhar nas fábricas de sapato. A Expofeira me traz boas recordações”, disse ela.

O prefeito Orlando Teixeira também se lembrou do passado colonial do município. “Em maio nossa cidade completou 60 anos de emancipação. As primeiras famílias que chegaram aqui se dedicaram à agricultura. Assim como eu, muitas das pessoas que vivem na cidade vieram ou tiveram pais que trabalharam na colônia. Isso ainda é muito presente na nossa cultura. Hoje temos aqui na Expofeira pelo menos 45 produtores comercializando o que é plantado aqui, na nossa terra. Graças a essas pessoas temos comida em nossos pratos. O homem do campo merece todo o nosso respeito e gratidão”, falou Orlando.

A 23ª Expofeira de Produtos Coloniais foi realizada em uma estrutura montada em torno do Centro de Cultura Remitto René Haack. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vilmar Port, agradeceu a todos os envolvidos. “Muito obrigado aos agricultores que trabalharam muito para estar aqui, a comunidade que participou em peso e a todas as pessoas que se empenharam para que esse evento acontece-se. Sou grato a todos vocês”.

 

Compartilhar

Horário

     De Seg. a Qui. das 12h às 19h
     Sex. das 9h às 16h

Contato

     Fone: (51)3546-7800
     Av. João Correa, 380, Centro
     Três Coroas/RS - CEP: 95660-000