Feira de Iniciação Cientifica de Três Coroas segue até amanhã

A instigante curiosidade das crianças é a mesma que move os cientistas. Alguns pesquisadores das ciências humanas afirmam que todos somos filósofos por natureza. Muito perdem este instinto de questionar e de procurar respostas por falta de estímulo, por soberba ou por influências externas do meio em que convivemos.

Partindo desta premissa, as feiras escolares de iniciação científica tem um papel fundamental para manter latente nos jovens o interesse pelas descobertas. Até o próximo sábado os pais e comunidade podem dar uma forcinha para os potencialmente futuros cientistas, visitando a I Feira de Iniciação Cientifica de Três Coroas (FEICITC).

A atividade é gratuita e está acontecendo nesta sexta-feira (30) até às 17h, e no sábado, das 8h às 11h30, no Ginásio Municipal Armando Brusius. No local, os visitantes encontrarão pelo menos 40 projetos de estudantes do município.

Os das escolas de educação infantil estão participando apenas como expositores. Já os do ensino fundamental estão disputando uma vaga na Mostratec, que á uma das maiores feiras de jovens cientistas da América Latina.

“A FEICITC é muito importante para o estudante, pois ela oportuniza que aos alunos escolherem o que eles vão pesquisar. Não é algo imposto pelo currículo. Eles são autores dos projetos”, destacou a diretora da Escola Municipal Marechal Cândido Rondon, Luciana Fogaça.

Caminhando pelos corredores da mostra, é possível perceber que os projetos expostos tentam atender às necessidades próximas da realidade dos alunos.

A estudante Fernanda Caroline Guimarães, de 15 anos, desenvolveu o protótipo de uma cadeira de reabilitação para pacientes acamados.

“Ele é bem simples, de baixo custo e feito com canos de PVC, mas de uma grande utilidade. A cadeira de reabilitação ajuda a sentar os pacientes acamados na hora da alimentação e da fisioterapia”, explicou a menina.

De acordo com a jovem, uma cadeira produzida por ela já foi doada para o hospital, pronta para ajudar os necessitados.

 

Ainda dá tempo para ver esse e outros 39 projetos na feira que segue até amanhã.

O evento é uma realização da Prefeitura de Três Coroas.

 

Compartilhar

Horário

     De Seg. a Qui. das 12h às 19h
     Sex. das 9h às 16h

Contato

     Fone: (51)3546-7800
     Av. João Correa, 380, Centro
     Três Coroas/RS - CEP: 95660-000