Rota Panoramica e inserida no Orcamento Geral da Uniao

Mais um passo importante para a consolidação da Rota Panorâmica, trajeto alternativo que liga Três Coroas a Canela pelo interior, foi dado nesta semana. Na quinta-feira, dia 29, os prefeitos das duas cidades, Rogério Grade (Chéio) e Constantino Orsolin, concederam uma entrevista coletiva para dar uma boa notícia: O projeto foi inserido no Orçamento Geral da União de 2013. A indicação da bancada gaúcha da Câmara dos Deputados foi de R$ 22 milhões para a obra de pavimentação asfáltica. Agora, a proposta deverá passar pela avaliação de um relator do Ministério do Turismo, que definirá a destinação da verba. “Recebemos a notícia com grande alegria. Este é um grande passo para o projeto sair do papel. Nosso município se sente honrado. A mobilização da comunidade, de políticos, empreendedores e empresários foi fundamental para esta primeira vitória”, comemorou Chéio. O prefeito de Canela manifestou o seu otimismo em relação ao processo. “O importante é que isso não tem mais volta. A emenda só sai da pauta quando for concluída”, pondera Orsolin. De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Lucky Brenner, a expectativa é de que a obra seja entregue em menos de dois anos. “Como Três Coroas e Canela são duas das cinco cidades gaúchas apontadas como destinos de turismo de aventura durante a Copa de 2014, acreditamos que a pavimentação da rota seja concluída antes do início do evento. A demanda de turistas será maior nesse período e precisamos estar preparados para recebê-los bem”, destaca Brenner. Com aproximadamente 23 km, a Rota Panorâmica contemplará campings, parques aquáticos, vinícolas e outros empreendimentos turísticos. Ela interligará a Rodovia Arnaldo Opptiz (Canela) com a ERS-115 (Três Coroas). Alguns dos objetivos são consolidar os atrativos turísticos já existentes neste trajeto, fomentar o desenvolvimento de novos negócios e diversificar a oferta de produtos e serviços. Segundo o presidente da Comissão da Rota Panorâmica, Roy Michaelsen, o caminho não funcionará como uma alternativa rodoviária de grande fluxo. A intenção é oferecer uma estrada de passeio, para a contemplação das belezas naturais.